Plenárias
Eventos nacionais definem caminhos para a luta em 2015
Durante todo o final de semana, o Sintsef-BA participou de diversas atividades que reuniram mais de 500 representantes da base da Condsef em Luziânia-GO. As Plenárias Setoriais e Plenária Nacional da Condsef debateram e sistematizaram discussões que estão na agenda da maioria dos servidores do Executivo e voltaram a apontar as demandas urgentes do setor.
O Coordenador de Comunicação e Imprensa do Sintsef, Eugenio Lopes, explica que as Plenárias ocorrem numa conjuntura pós-eleitoral, com a necessária reorganização logística de forças das entidades sindicais para a disputa política prevista para o novo governo. Para ele é significativo que o Sintsef-BA, entidade que completou 25 anos em 2014, atue novamente como protagonista na defesa dos interesses dos seus filiados.
Um sinal dessa predisposição para a luta é a participação destacada do sindicato nas atividades nacionais, já neste primeiro momento quando são definidos os temas que estarão no centro da campanha salarial unificada de 2015.
Como parte da programação do evento, as apresentações do Dieese, Diap e da CUT diagnosticaram o cenário político contemporâneo. Representantes da Geap também participam da atividade ouvindo sugestões e sanando dúvidas a respeito do plano que atende a maioria dos servidores do Executivo.
Os delegados participantes contribuíram apontando as perspectivas e dificuldades dispostas para a categoria com o novo Congresso (já definido como um dos mais conservadores desde 1964) e reiteraram a necessidade de exigir do governo o compromisso de fortalecer o setor público. Segundo a Condsef, no primeiro momento há a intenção de garantir a construção de uma pauta emergencial e batalhar espaços oficiais de diálogo entre entidades sindicais e a equipe de transição do governo.
Novembro azul
A campanha do Novembro Azul chegou ao Sintsef-BA com toda a força do “bigodinho”. O símbolo tem o objetivo de conscientizar a sociedade, chamando a atenção para a prevenção, o combate ao preconceito e a importância da realização do exame físico (ou “exame de toque”, como é mais conhecido) para a detecção precoce do câncer de próstata. A partir dessa premissa, o sindicato promoveu na última sexta-feira á tarde, em Salvador, o seminário “Novembro Azul – Homem, não deixe o preconceito prejudicar sua vida”, com foco nos servidores públicos federais. O evento ocorreu no auditório do Sindprev e foi uma realização conjunta das Coordenações de Formação e Saúde do Trabalhador do Sintsef-BA, em parceria com o próprio Sindprev, Sindae e Saeb. “Está na hora de parar de ter medo do toque retal”, alertou a enfermeira e palestrante do evento Karina Estrela. “Só o exame de sangue não é suficiente para o diagnóstico. Quanto mais cedo o câncer for descoberto, mais eficaz será o seu tratamento.”
Esta notÃcia ainda não tem comentários.
Deixe um comentário