Fortalecimento das lutas
Curso em Salvador capacita negociadores do SUS
O Sintsef-BA é uma das entidades participantes do Curso de Capacitação de Negociadores do Sistema Único de Saúde (SUS), que está sendo realizado em Salvador até o próximo dia 19/09. Com dois de seus dirigentes no evento – Antonio “Capila” Sobrinho e Leonídia Fernandes –, o sindicato endossa a importância da iniciativa para o fortalecimento de um espaço democrático de discussão das relações de trabalho, mediação de conflitos, priorização das demandas represadas dos trabalhadores.
Realizado pela Mesa Nacional de Negociação Permanente do SUS (MNNP-SUS), em parceria com o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), a atividade reúne dirigentes sindicais de diversas entidades que representam os interesses dos trabalhadores da saúde.
Por meio da qualificação dos negociadores, o curso busca fortalecer as mesas locais, potencializando o processo de negociação como ferramenta de gestão do trabalho no SUS. Em sua composição curricular aborda conceitos sobre políticas públicas da saúde e SUS, mecanismos e procedimentos de negociação no âmbito do SUS e até simulações de processos de negociação.
Este processo é resultante de propostas construídas e debatidas MNNP-SUS com o compromisso de ampliar a participação dos trabalhadores e, consequentemente, reforçar o papel do controle social nas ações e serviços de saúde desenvolvidos no país. O curso consolida a implementação do Sistema Nacional de Negociação Permanente do SUS.
Capila lembra que o evento ainda irá definir, ao final, uma agenda para a construção do planejamento estratégico de prioridades do SUS (no estado e nos municípios). Os resultados serão levadas ao Encontro Nacional Conjunto das Mesas do SUS, que acontece em Brasília, nos dias 19, 20 e 21 de novembro.
Isenção de carência
A Geap Autogestão em Saúde isentando de carência os serviços ambulatoriais e os partos a termo para novos clientes – os servidores públicos federais, lotados nas instituições conveniadas à operadora abarcadas pelo Convênio Único. A campanha é válida até o dia 15 de dezembro deste ano e permite aos servidores ativos e pensionistas, incluindo seus dependentes e agregados, aderir aos planos de saúde da empresa. Serão isentos de carência os seguintes procedimentos: atendimentos de urgência e emergência, consultas médicas eletivas em todas especialidades, exames e serviços de diagnóstico e terapia, além de partos a termo. Internações clínica e cirúrgica e procedimentos odontológicos não fazem parte do rol de isenção. Para mais informações, entre em contato com a Central de Atendimento 0800 728 8300, pelo site www.geap.com.br ou procure a Gerência Regional em seu estado.
(Fonte: Geap)
Esta notÃcia ainda não tem comentários.
Deixe um comentário