Dia Internacional da Juventude
Data busca debater importância de políticas públicas para a área
Em 12 de agosto é celebrado o Dia Internacional da Juventude. A data foi instituída pela Assembleia Geral da ONU em 1999, a partir de uma resolução da Conferência Mundial dos Ministros Responsáveis pelos Jovens, em Lisboa. No Brasil, a data entrou para o calendário oficial através do Decreto 10.515, de 2002.
A data comemorativa pretende dar mais visibilidade aos problemas enfrentados por nossa juventude, debater e melhorar as diretrizes das políticas públicas destinadas à àrea e buscar o comprometimento de toda a sociedade com a causa. O papel da juventude é cada vez mais reconhecido como de fundamental importância ao processo de desenvolvimento de qualquer país do mundo.
A idéia de que é necessário garantir políticas públicas para a juventude vem se desenvolvendo há alguns anos no Brasil, principalmente a partir dos anos 90. Políticas e programas para jovens sempre existiram, mas o entendimento de que é necessário um conjunto amplo e articulado de políticas que atentem para a singularidade e, ao mesmo tempo, para a pluralidade da juventude, tomada como um segmento específico, se estruturou mais recentemente.
Esse entendimento é reflexo de profundas mudanças ocorridas nas últimas décadas. Como etapa do ciclo de vida, se alargou e comporta hoje múltiplas dimensões de vivência e experimentação, para além da formação para a vida adulta, adquirindo sentido em si mesma.
O Sintsef-BA luta por uma reforma política que amplie a representatividade dessa mesma juventude que recentemente foi às ruas exigir mais direitos e que desconfia dos representantes que elegeu. Com políticas públicas adequadas, os jovens poderão desenvolver sua formação, processar suas buscas e construir seus projetos de inserção na vida social. (com informações da SJDH)
Luto
O Sintsef-BA lamenta o falecimento de Arlene dos Santos, servidora aposentada da TVE e dirigente do Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público Federal no Estado do Rio de Janeiro (Sintrasef). O sepultamento foi marcado para esta terça-feira, 12, às 16h, no Cemitério do Caju, no Rio de Janeiro. Para quem a conheceu, Arlene foi um exemplo de dedicação e força para a luta em defesa dos direitos dos trabalhadores e a construção de um mundo melhor. Na oportunidade, prestamos nossas condolências aos amigos e familiares.
Revolta dos Búzios
Nesta terça-feira, 12/08, em Salvador, o Sintsef-BA participa de uma aula pública na Praça da Piedade, para celebrar a passagem de mais um aniversário de Revolta dos Búzios (um dos movimentos emancipacionistas mais importantes do Brasil que buscou também a liberdade dos escravos e a igualdade racial e social). A atividade é uma realização em parceria com a CONEN - Coordenação Nacional de Entidades Negras.
Esta notÃcia ainda não tem comentários.
Deixe um comentário