Mobilização crescente
Trabalhadores da Cultura na Bahia decidem aderir à greve
Em decisão tomada em assembleia realizada nesta terça-feira, 20, em Salvador, os trabalhadores do Ministério da Cultura e do IPHAN na Bahia decidiram aderir à greve nacional do setor iniciada no último dia 12 de maio em diversos estados. Na assembleia que contou com a participação do Sintsef-BA, a categoria definiu que a greve (a ser iniciada na segunda-feira, 26 de maio, no estado) é a alternativa que resta para pressionar o governo a cumprir acordos anteriormente assinados.
Rui Machado, servidor do IPHAN e delegado de base do sindicato afirma que a participação de todos será essencial para o fortalecimento da mobilização. “O movimento começou forte em estados como o Rio de Janeiro e Brasília. Não poderíamos ficar de fora”, enfatizou. Desde a greve de 2007 os trabalhadores do IPHAN na Bahia não paralisavam suas atividades em protesto. Na ocasião, governo e trabalhadores assinaram um termo de compromisso (clique aqui) que pôs fim ao movimento paredista. De lá para cá, diversas reuniões foram realizada mas o acordo não foi cumprido.
A Condsef encaminhou nessa segunda-feira um ofício ao MinC apresentando proposta da entidade e do comando nacional de greve de agenda de reuniões para debater a pauta urgente do setor. A proposta prevê a instalação de um processo de negociações já nesta quinta, 22.
O primeiro encontro teria como tema central um debate sobre remuneração dos servidores da Cultura. Uma segunda reunião aconteceria no dia 23, sexta, buscando a conclusão do debate sobre remuneração. Duas outras reuniões, no dia 27 e no dia 28, discutiriam titulação, qualificação, gestão participativa e gratificação de fiscalização. A expectativa é de que o ciclo de negociações seja acatado pelo governo e traga os avanços esperados pelos servidores.
Agenda de assembleias
Salvador
22/mai - Ibama, 10hs, sede do Ibama
27/mai - Assembleia Geral do Sintsef, 10hs, Auditório do sindicato;
Núcleo Nordeste
26/mai - Serrinha: Ministério da Saúde, SESAI, FUNASA e outros, 08h30, Auditório do Lab. de apoio de Serrinha
Núcleo Norte
27/mai - Juazeiro, 08:00hs, Auditório da 15ª Dires
Núcleo Sul
20/mai - Assembleia dos delegados ampliada, 9hs, Diao
21/mai - Sede Regional da Ceplac, 9hs, Cepec/Esarm
21/mai - Sede Regional da Ceplac, 11hs, Cenex
22/mai - Assembleia da Funasa, 11hs, Associação dos Funcionários da Funasa
CAPESESP
Prossegue nesta quinta-feira, 22, a eleição para os Conselhos Deliberativo e Fiscal da Capesesp. O Sintsef-BA participa do pleito e recomenda o voto na “Chapa 1 – A Capesesp é dos Trabalhadores”, onde a sua diretora Leonídia Laranjeira concorre como suplente. Clique aqui e saiba mais.
Esta notÃcia ainda não tem comentários.
Deixe um comentário