30 anos de lutas
Assembleia legislativa da Bahia homenageia a CUT
Na quinta-feira, 14 de novembro, será realizada Sessão Especial em Comemoração aos 30 anos da Central Única dos Trabalhadores (CUT), na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba). A atividade proposta pelo deputado estadual Rosemberg Pinto (PT-BA) está marcada para as 9h, no Plenário da Alba. A atividade contará com presença de dirigentes nacionais e estaduais da CUT.
O presidente da CUT-BA, Cedro Silva, faz um chamado para que as lideranças e militantes da CUT prestigiem a atividade, quando será realizada homenagem aos ex-presidentes da CUT no estado.
O secretário de Administração e Finanças da CUT-BA, Manoel Moura, reforça a importância da luta da CUT para garantir que os trabalhadores brasileiros tenham seus direitos garantidos.
Rosemberg Pinto salienta que a CUT tem uma enorme importância histórica para o país e que os 30 anos da CUT são um momento de celebração dos avanços conquistados pelos trabalhadores no país.
A Central foi fundada em 28 de agosto de 1983, em São Bernardo do Campo, São Paulo, durante o 1º Congresso Nacional da Classe Trabalhadora, o CONCLAT. Desde então defende as bandeiras de lutas dos trabalhadores, como o crescimento com distribuição de renda, redução da jornada sem redução de salário, o direito de greve e negociação coletiva no âmbito do serviço público, avançar em conquistas e garantir melhores condições de vida e de trabalho.
A CUT surgiu com a tarefa de romper com o modelo econômico, social e político que viveu o Brasil entre 1964 a 1985 (ditadura civil/militar). A Central está presente em todos os ramos de atividade econômica do país e consolida-se como a maior central sindical do Brasil e na América Latina com 7.464.846 trabalhadores associados e 22.034.145 trabalhadores na base. (Fonte: CUT Bahia)
Direito de greve
Está marcado para logo mais, às 17h desta terça-feira (12), o encontro entre o senador Romero Jucá (PMDB-RR) com representantes das oito maiores centrais sindicais. O objetivo é discutir possíveis mudanças na proposta de regulamentação do direito de greve dos servidores públicos. O tema está em debate na Comissão Mista de Consolidação de Leis e de Dispositivos Constitucionais. A próxima reunião da comissão, para deliberar sobre o tema, está marcada para o dia 20 de novembro, às 13h. A CUT avalia a proposta como restrição ao exercício do direito de greve garantido constitucionalmente ao setor público e exige a sua retirada da pauta.
Recessos
A sede do Sintsef-BA, os núcleos regionais e delegacias sindicais estarão em recesso natalino no período de 23/12/2013 a 03/01/2014. Em fevereiro de 2014, por ocasião do Carnaval, a sede do Sintsef-BA também estará fechada no período de 27/02 a 05/03/2014.
Esta notÃcia ainda não tem comentários.
Deixe um comentário