Blog


13° CECUT homenageia pessoas que lutaram contra a ditadura

O 13° CECUT-BA (Congresso Estadual da CUT-BA), a ser realizado de 31 de maio a 2 de junho, em Salvador, no Hotel Sol Bahia, em Patamares, prestará um tributo aos militantes políticos...

 

 

Congresso da CUT-BA

13° CECUT homenageia pessoas que lutaram contra a ditadura

 

 

O 13° CECUT-BA (Congresso Estadual da CUT-BA), a ser realizado de 31 de maio a 2 de junho, em Salvador, no Hotel Sol Bahia, em Patamares, prestará um tributo aos militantes políticos e sindicais que lutaram pela democracia e liberdade no Brasil. Entre os homenageados estão nomes emblemáticos da luta contra a ditadura militar como os de Carlos Marighella, o deputado federal Emiliano José (PT-BA), o ex-governador Waldir Pires e José Novaes (fundador da CUT e da Contag).

A solenidade de abertura do 13° CECUT-BA acontece no dia 31 de maio, às 19h30. Na ocasião, Carlos Augusto, filho de Carlos Marighella, líder da ALN, assassinado por uma emboscada da Ditadura Civil-Militar, em São Paulo, no ano de 1969,  dará um depoimento sobre a importância do Direito à Verdade no Brasil.

O 13° CECUT-BA é a etapa estadual do 11° CONCUT, Congresso Nacional da CUT, que será de 9 a 13 de julho, em São Paulo. Tanto em nível nacional, como estadual, haverá a eleição para a presidência da entidade.

O presidente da CUT-BA e dirigente do Sintsef-BA, Martiniano Costa, enfatiza a importância do 13° CECUT para a luta dos trabalhadores baianos e antecipa que o evento pretende definir os rumos de atuação da Central para os próximos anos. “É nesse momento que definimos as prioridades de nossa atuação. É fundamental que todos os segmentos que compõem a Central estejam devidamente representados”, salienta.

O secretário de Administração e Finanças da CUT-BA, Manoel Moura, conclama os sindicatos da base CUTista a participarem da atividade para fortalecer a atuação da CUT em todos os segmentos de sua base. Para ele, “o objetivo é que o Congresso tenha um amplo debate sobre os problemas dos trabalhadores baianos de todos os ramos que compõem a Central”.(Fonte: CUT-BA)



 

Rio dos Macacos

A Marinha do Brasil, ocupou na tarde de ontem, 28, a comunidade de do Rio do Macacos, na Base Naval de Aratu. Reprimiu a população, cercou as lideranças da comunidade, impedindo-as de entrar ou sair do quilombo, agredindo velhos, mulheres, homens e inclusive crianças. Às 16h30 impediu a entrada da Defensoria Publica Federal e Estadual da BA, bem como advogados dos quilombolas. Segundo informações obtidas com pessoas da comunidade que conseguiram sair, a Marinha montou barracas de campanha de combate dentro do Quilombo, como forma de ocupação, e derrubou casas.



 

Marcha em Brasília

No dia 05 de junho, servidores federais de todo o país protestarão em Brasília para exigir do governo o atendimento de suas reivindicações. O Sintsef-BA, em parceria com outras entidades baianas, estará presente em mais esse momento decisivo para a sua base. Para participar da caravana, procure Pedro Moreira na sede do Sintsef e informe seus dados.

Esta notícia ainda não tem comentários.

Deixe um comentário

Nome 
E-mail 
Telefone 
Desejo receber notificações se alguém mais comentar a noticia.