56ª Reunião Ordinária da MNNP-SUS
Evento na Bahia reafirma necessidade de fortalecer o SUS
Será encerrada nesta terça-feira, 17, a 56ª Reunião Ordinária da Mesa Nacional de Negociação Permanente do SUS (MNNP-SUS), que acontece em Salvador e conta com a representação da Condsef e do Sintsef-BA. O encontro realiza hoje uma Oficina das Mesas de Negociação do Estado da Bahia.
A MNNP-SUS é um fórum paritário que reúne gestores e trabalhadores a fim de tratar dos conflitos inerentes as relações de trabalho na saúde pública. A criação da Mesa Permanente insere-se em um contexto de democratização e interlocução de experiências, nas quais a participação do trabalhador é entendida como fundamental para o exercício dos direitos de cidadania visando a melhoria da qualidade dos serviços de saúde e o fortalecimento do Sistema Único de Saúde.
A Mesa existe desde 1993, mas só assumiu o perfil atual cerca de dez anos depois. Ela é constituída por gestores públicos, gestores de serviços privados conveniados ou contratados do SUS, além de entidades sindicais nacionais representativas de trabalhadores da Saúde.
Para Antonio “Capila” Sobrinho, coordenador do Sintsef-BA e representante da Condsef no evento, as reuniões têm uma importância estratégica, pois são “um canal aberto de discussões entre trabalhadores e gestores, na busca de alcançar soluções negociadas para as demandas da categoria e da sociedade”. Segundo ele, a Mesa fortalece o sistema de negociação permanente do SUS e chama a atenção dos gestores para a importância da mediação de conflitos no mundo do trabalho.
O Secretário de Saúde do Estado da Bahia, Jorge Solla, presente à reunião, destacou a relevância do evento ser realizado na Bahia, por criar um espaço de intercâmbio de experiências comuns na democratização das relações de trabalho entre os estados.
Plenária
Entre os dias 12 e 15 cerca de 400 delegados de base de 22 estados e o Distrito Federal participaram da 7ª Plenária Estatutária da Condsef, em Caldas Novas. Após debates que envolveram a luta dos servidores pelo atendimento de reivindicações urgentes e o processo de negociações com o governo, grupos de trabalho foram formados para construir uma pauta a ser votada e encaminhada pela Condsef. Um dos eixos centrais defendidos por unanimidade pelos participantes da plenária foi o fortalecimento e trabalho de mobilização para realizar um forte dia nacional de lutas com paralisação de atividades em todo o Brasil no próximo dia 25. Os servidores da base da Condsef também votaram pelo fortalecimento da unidade entre as 31 entidades nacionais que compõem a Campanha Salarial 2012. O objetivo é unificar as ações da campanha e dialogar sobre a definição de um indicativo de uma greve geral caso as negociações com o governo continuem sem avanços. (Fonte: Condsef)
Esta notÃcia ainda não tem comentários.
Deixe um comentário